A fotografia editorial está presente em diversas
publicações, revistas e outros meios. Trata-se de uma fotografia para
representar um assunto, como por exemplo: Economia, moda, notícias, esporte s etc. Diferente da fotografia publicitária, a
fotografia editorial não está ligada a venda de um produto ou serviço, apenas
representar ou ilustrar algo.
O Fotógrafo tem mais liberdade para criar em todos os sentidos,
não é obrigado a seguir exatamente o briefing. Sendo assim, a presença do nome
do autor da foto é importante no mercado editorial, diferente da fotografia
publicitária que existem diversos profissionais envolvidos e muitas vezes mais
de um fotógrafo. Um grande exemplo de um fotógrafo editorial é David Lachapelle,
com um estilo único de composições completamente diferentes e cores chamativas,
mais uma diferença da fotografia publicitária, onde a criação é bem mais
engessada.
O que é Briefing?
O Briefing nada mais é do que a base do processo de um
planejamento, é um conjunto de informações ou instruções sobre uma tarefa ou um
objetivo a ser executado. É utilizado na área administrativa, da comunicação e
como etapa fundamental de um processo publicitário, no planejamento de uma
propaganda. Não existe um modelo de briefing pronto, cada empresa vai criar o
seu, porém existem alguns itens que são essenciais para um bom briefing como
por exemplo: Objetivos, público alvo, prazos e custos e outros.
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