quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Características da Fotografia Editorial/ O que é Briefing?

A fotografia editorial está presente em diversas publicações, revistas e outros meios. Trata-se de uma fotografia para representar um assunto, como por exemplo: Economia, moda, notícias, esporte s etc. Diferente da fotografia publicitária, a fotografia editorial não está ligada a venda de um produto ou serviço, apenas representar ou ilustrar algo.
O Fotógrafo tem mais liberdade para criar em todos os sentidos, não é obrigado a seguir exatamente o briefing. Sendo assim, a presença do nome do autor da foto é importante no mercado editorial, diferente da fotografia publicitária que existem diversos profissionais envolvidos e muitas vezes mais de um fotógrafo. Um grande exemplo de um fotógrafo editorial é David Lachapelle, com um estilo único de composições completamente diferentes e cores chamativas, mais uma diferença da fotografia publicitária, onde a criação é bem mais engessada.

O que é Briefing?

O Briefing nada mais é do que a base do processo de um planejamento, é um conjunto de informações ou instruções sobre uma tarefa ou um objetivo a ser executado. É utilizado na área administrativa, da comunicação e como etapa fundamental de um processo publicitário, no planejamento de uma propaganda. Não existe um modelo de briefing pronto, cada empresa vai criar o seu, porém existem alguns itens que são essenciais para um bom briefing como por exemplo: Objetivos, público alvo, prazos e custos e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário